Em Gurupi, Defensoria requer reparos imediatos em equipamentos do Hospital Regional

Publicado em 31/10/2017 10:55

Ação Civil Pública apresentada pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) requer que o governo do Estado providencie o conserto e a manutenção, de forma imediata, dos equipamentos de raio-X, tomografia computadorizada e autoclaves do Hospital Regional de Gurupi (HRG). A ação vem como resultado de uma vistoria realizada pela DPE, no HRG, no último dia 17.

Equipamentos quebrados e falta de infraestrutura adequada estão entre as principais situações que prejudicam os atendimentos no Hospital de Gurupi, município a 230 Km de Palmas, no Sul do Estado. Ajuizada no último dia 23, a Ação é uma iniciativa do Núcleo Aplicado de Defesa das Minorias e Ações Coletivas (NUAmac) de Gurupi.

“Tais equipamentos são essenciais para o funcionamento normal da unidade da unidade hospitalar e a indisponibilidade destes, além de colocar em risco a saúde dos pacientes, dificulta que os cidadãos tocantinenses tenham o direito à saúde garantido pelo Poder Público, tal como determina a Constituição Federal, em seu artigo 196”, pontuou o defensor público e coordenador do Nuamac de Gurupi, Leandro Gundim.

A ação visa obrigar o Estado a providenciar imediatamente o conserto e a manutenção dos equipamentos, sob pena de bloqueio de verbas públicas.

A vistoria
Na vistoria realizada no último dia 17, também foi verificado que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HRG não possui leitos suficientes para atender a demanda do hospital, que hoje atende mais de 20 municípios da região Sul do estado, contando com apenas dez leitos, todos ocupados.

“O espaço físico de modo geral não é apto a atender a população, deixando a desejar até mesmo aos funcionários, que disputam por cadeiras e lugares nos postos de enfermagem, sendo que alguns destes não detêm ‘repouso’, lugar destinado ao descanso intrajornada dos enfermeiros e técnicos”, disse Leandro Gundim, à época. Para saber mais sobre a vistoria no HRG, acesse: http://ww2.defensoria.to.gov.br/noticia/24674

Autor(a): Cléo Oliveira / Ascom DPE-TO

Tags: Hospital Regional de Gurupi